Saudade da minha Twister, quando todo mundo falava que era top.

Em agosto de 2008, após muitas reuniões e pesquisas, publicamos a projeção da moto que seria substituta da Honda CBX 250 Twister. Nossa projeção foi tão fiel que até alguns colegas do seguimento acreditaram que se tratava de uma foto e não de uma montagem e ainda perguntaram: “Por que a Honda só enviou a foto para vocês?”.

Como se não bastasse, a foto correu pela internet e até jornais (como o jornal da tarde de 20 de Maio) publicaram nossa imagem dizendo que a nova 300 cc já está pronta. De qualquer modo continuamos atrás do segredo que a Honda guardou às sete chaves até o dia em que as revistas especializadas foram convidadas para finalmente conhecer e avaliar o novo modelo. A CB 300R, assim batizada a sucessora da Honda CBX 250 Twister, é uma nova moto.

Aliás, paridade de peças minúscula. Segundo o desenvolvimento daHonda, a única peça aproveitada do antigo modelo foram as válvulas do motor, todo o resto é novo. Esta também foi à explicação do departamento de novos produtos da fabricante quando perguntamos por que não reutilizaram o nome Twister, já consagrado. “Porque é outra moto.” Disse Hayato Ikejiri, do desenvolvimento.

As linhas da nova CB 300R seguem a tendência que a Honda iniciou na CB 1000F, que não pisou no Brasil, e posteriormente na CB 600FHornet (nosso modelo atual) com farol trapezoidal, agora mais potente por utilizar lâmpada de 55/60 W, tanque mais alto e curto e rabeta afilada. Pode-se até dizer que a nova CB 300R possui design mais atual que a própria Hornet, não só pelo porte, que passa a impressão de ser uma moto maior, de 350 ou 400 cc, mas também pela nova traseira que está em harmonia com o restante do conjunto.



O quadro também é novo e, com relação a Twister, as principais mudanças estão no aumento da distância entre eixos, que aumentou 33 mm e passando para 1.402 mm, melhorando a estabilidade nas retas em alta velocidade, e na redução do ângulo de cáster visando agilizar as mudanças de trajetória, o que compensou o uso de um pneu mais largo na traseira, 140/70-17 no lugar do antigo 130/70-17. As suspensões mantiveram a receita semelhante da Twister que oferecia mais conforto que esportividade: com 130 mm de curso na dianteira e105 mm na traseira, na Twister era apenas 100 mm de curso na traseira. Outra diferença na suspensão traseira está na nova balança de aço, antes de alumínio. Segundo a Honda, a utilização de uma roda mais leve melhorou o funcionamento da suspensão.

Uma das poucas semelhanças entre o antigo e novo modelo está na posição de pilotagem. Na CB 300R, o piloto se posiciona com as costas mais projetada para frente, o que confere uma postura mais esportiva


Mais Potência

Por fora o motor é parecido com o da Twister, porém, os técnicos garantem que tudo é novo na CB 300R. O pistão aumentou de diâmetro assim como o virabrequim que aumentou o espaço que o pistão percorre (curso). Com um motor mais “pesado”, a potência máxima, que agora é de 26,53 cv, vem mais cedo, aos 7.500 rpm. Na Twister a potência máxima de 24 cv vinha a 8.000 rpm. O torque, que agora é a característica mais marcante do motor, subiu para 2,81 kgf.m aos 6.000 rpm. Antes os 2,48 kgf.m de torque surgia na mesma faixa de giros.




Alimentado por injeção eletrônica, agora o motor oferece outra característica, com acelerações mais rápidas que sua antecessora porém, com menos ímpeto para altos giros. Como todo grande motor mono, além de vibrar mais que o antigo, agora a sensação está perceptível em quase todos regimes de rotação. Na prática, o motor está mais esperto já nos 5.000 giros enquanto que antes só despertava a partir dos 7.000 rpm.




Segundo a Honda, o consumo de combustível está próximo ao da Twister mesmo com o aumento de cilindrada. O feito se deve a utilização da injeção eletrônica que tornou a queima de combustível mais eficiente. Para completar o conjunto, a capacidade do tanque de combustível subiu para de 16,5 para 18 litros.

Com este lançamento, a Honda novamente fica sem concorrente direta no segmento das street de média cilindrada, como aconteceu com a Twister durante 5 anos até o lançamento da Yamaha Fazer 250. Aliás, a Yamaha poderá ainda viver bons momentos com a Fazer 250 já que a nova Honda CB 300R terá o preço sugerido em torno de R$ 14.000 mil.



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